Pessoas que gostam do Humor do Noites

VÍDEOS-IMAGENS-NOTICIAS LOUCAS-ANEDOTAS-QUEDAS-ACIDENTES-MOTAS-CARROS-DOMÉSTICOS-MALUCOS-BÊBADOS-LOIRAS-ALENTEJANOS-MÉDICOS. ACTUALIZADO DIÁRIAMENTE.

sábado

Anuncio da Telecel.(actualmente Vodafone)...




A Telecel - Comunicações Pessoais, S.A. foi a denominação social da operadora de comunicações móveis de Portugal, que actualmente responde pelo nome de Vodafone Portugal - Comunicações Pessoais S.A. Esta empresa teve grande impacto nas telecomunicações móveis nacionais por ser, durante alguns anos, a única concorrente da TMN, e ainda por ter introduzido novos planos de tarifas desenhados para o perfil de cada cliente.

A Empresa apresentou em Junho de 1991 candidatura a uma de duas licenças do ICP (actual ANACOM) para operar uma rede de telemóvel digital em Portugal. Em Outubro de 1991 obteve a segunda licença GSM (a primeira foi obtida pela TMN - Telecomunicações Móveis Nacionais, S.A.).

O início das operações no sistema GSM ocorreu a 18 de Outubro de 1992.

A sociedade foi constituida em 1991, apresentando como principais accionistas os grupos Amorim e Espírito Santo, ambos com uma posição de 31,25% cada. A Pacific Telesis Internacional (mais tarde Airtouch) detinha 23% enquanto a Efacec, a Centrel e a LCC Eurofon reuniam no seu conjunto uma posição de 14,40%.

Em 1993, a Efacec aliena a sua participação, seguida da Centrel em 1994, e a LCC Eurofon sai da estrutura accionista da empresa um mês antes da Oferta Pública de Venda (OPV), em Novembro de 1996. Nesta altura, o grupo Amorim e o grupo Espírito Santo constituem a empresa Telepri, que reúne as acções da empresa detidas por ambos - 62,5% - e reduzem a posição para 10%. Assim, na OPV a posição da Airtouch é reforçada para 51%, seguida da Telepri com 10%, ficando as restantes acções dispersas no mercado.

Em Junho de 1997 o grupo Espírito Santo e o grupo Amorim, através da Telepri alienam em Bolsa a posição de 10%, passando as acções em Bolsa a 49%. A 30 de Junho conclui-se o processo de fusão da Vodafone com a Airtouch.

Em 2000, o Grupo Vodafone adquire os restantes 49% do capital da Telecel disperso em Bolsa.

A empresa reformulou a sua denominação, passando a chamar-se Telecel Vodafone em Janeiro de 2001 e finalmente Vodafone a partir de 22 de Outubro desse ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário