Após 7 anos de separação, o casal de plástico mais famoso do mundo reconciliou-se
Ver o mediatismo à volta duma das marcas mais poderosas do mundo quando se trata de uma boneca, a Barbie, é qualquer coisa de surreal.
Click para ver a continuação deste post
Uma campanha milionária dedicada à união do casal de plástico mais famoso do planeta - Barbei e Ken - , começou por espalhar cartazes pelas mais famosas avenidas de Nova York, onde Ken pedia à sua ex-Barbie para voltar, já que estavam separados desde 2004. Na altura, justificaram a separação com o facto de quererem gozar a vida.
Frases como: "Barbie I want you back"; "Barbie, you are the only doll for me", ou ainda "We may be plastic but our love is real", estavam escritas em posters gigantes que forravam parte dos expositores e painéis luminosos de Times Square e que atraíam turistas e nova-iorquinos.
Até as redes sociais, foram usadas para publicitar esta campanha, pondo os seguidores a votar se Barbie deveria aceitar Ken de volta ou não.
Ontem, quando o previsível aconteceu, o anúncio oficial de que o casal estava junto novamente, os comentários no Facebook dispararam. A dimensão foi tal que inúmeras pessoas aproveitaram o anúncio da Barbie, na sua página oficial da boneca no Facebook , para se pronunciarem politica e economicamente, manifestando o seu protesto contra toda esta campanha milionária à volta de bonecos de plástico quando há assuntos mundiais tão sérios para resolver.
Para se ter uma ideia do poder económico que está na base de uma marca como a Barbie, saiba que a boneca, segundo a revista norte-americana Business Week está entre as cem marcas mais poderosas do mundo, avaliada em 1,8 mil milhões de euros.
Número e factos da boneca mais poderosa do globo
1. A Barbie foi lançada oficialmente no dia 9 de março de 1959, na feira anual de brinquedos de Nova York. Desde aí nunca mais parou e, hoje, a cada segundo que passa, são vendidas mais duas bonecas no mundo.
2. A Barbie é fabricada na China e é vendida em mais de 150 países.
3. Três anos depois do seu lançamento, Barbie ganhou um namorado: o boneco Ken.
4. A Barbie foi a primeira boneca a ser maquilhada e a receber acessórios. Em 1968 foi lançada uma nova versão da boneca que a transformou e viria a marcá-la para sempre em termos de características que lhe estão associadas: Atribuíram-lhe olhos azuis e pestanas longas.
5. Ao longo dos anos a Barbie foi assumindo vários cores de pele, olhos e cabelo, dependendo do que representava, chegando mesmo à moda e sendo requisitada e vestido por estilistas de renome.
6. O estilo de personalidades conhecidas mundialmente serviu sempre de referência para esta boneca. Para se ter uma ideia, em 1962, a Barbie apareceu com um tailleur cor-de-rosa inspirado numa peça igual à que vestia Jacqueline Kennedy. As vendas dispararam, pois todas as meninas queriam a Barbie vestida da mesma forma que a primeira dama dos EUA.
7. Mais tarde, já em 1969, chega ao mercado a primeira amiga da Barbie, Christie, a primeira boneca negra lançada nos Estados Unidos. Depois apareceu Becky, que era paraplégica e que vinha de cadeira de rodas. A partir daqui começaram a surgir variadas Barbies associadas a diversas culturas, religiões distintas.
8. A Barbie mais vendida de todos os tempos foi a "Tottaly Hair Barbie" que tinha o cabelo loiro até aos pés. Eu própria tive esta boneca.
9. A Barbie mais cara do mundo foi lançada em 2008 durante a apresentação oficial do DVD Barbei e o castelo de diamantes . Custava cerca de 70 mil euros.
10. Esta boneca foi utlizada em inúmeras campanhas de sensibilização e solidariedade, como a do cancro da mama ou para a prevenção da obesidade infantil, tendo sido mesmo lançada uma Barbie Obesa . Também tentou chamar a atenção igualmente para a anorexia nervosa , para que as crianças vissem a gravidade do que é deixar de comer.
11. A Barbie não só representava um padrão de beleza, mas também um ideal estilo de vida de classe média alta. Já na década de 60 era dona de um carro desportivo descapotável cor-de-rosa. Mais tarde, apareceu com um Ferrari. Tudo patrocínios e mais patrocínios à volta da boneca, o que a tornou cada vez mais rica e mais poderosa.
12. Atualmente já foram lançadas cerca de 16 filmes com a boneca.
13. Obviamente, e como acontece em tudo o que tem muito sucesso e mediatismo, a Barbie foi e é alvo de muitas críticas feministas por representar um padrão de beleza inatingível.
Para termos uma ideia da perfeição física da boneca vamos estabelecer uma comparação entre a Barbie e a Top Model Gisele Bündchen.
Se a Barbie fosse uma mulher real teria as seguintes medidas:
Altura: 1.70m
Busto: 99 cm
Cintura: 46 cm
Anca: 84 cm
Já a Gisele Bündchen , que se aproxima mais, mesmo assim ultrupassa as medidas da Barbie:
Altura: 1.79 m
Busto: 92 cm
Cintura: 61 cm
Anca: 89 cm
14. De forma a combater as críticas feministas, a criadora Ruth Handler (que faleceu em 2002), lançou em 1994 uma auto-biografia a desmistificar todas estas ideias anti-Barbie, afirmando que as meninas se podem rever na Barbie com que mais se identificarem, já que a boneca existe em diversos padrões de beleza, cultura e relegiosa (até há Barbies de burca ).
15. Por fim, e essencial para a fazer relançar sempre que é necessário, a Barbie já tem mais de 150 profissões acumuladas nestes últimos 50 anos. Das mais variadas atividades emblemáticas eu destaco a Barbie astronauta (1965) , a Barbie médica cirurgiã (1973) e a Barbie candidata a Presidente dos EUA (1992).
Sem comentários:
Enviar um comentário