O Governo quer passar a aplicar o imposto sobre as mais-valias sempre que alguém utilize a expressão “isso é uma mais-valia”. Acompanhámos o ministro das Finanças, esta manhã, por cafés em Lisboa, e percebemos que o Estado podia arrecadar dois mil milhões de euros por dia.
«Ouviu aquele fulano a dizer que o carro novo tem 'start/stop' e que isso é uma mais-valia em termos de poupança de combustível? Pois bem, neste caso, eu abeirava-me do fulano e dizia “mais-valia, sim senhor, são 50€, faz favor”», explicou o ministro.
Entretanto, Vítor Gaspar questionou o proprietário de uma pastelaria sobre a máquina de fazer sumo de laranja. «É uma mais-valia, sem dúvida, porque agora não temos de espremer à mão», explicou o homem. «Cá está, como podem ver, esta máquina é uma mais-valia e o Estado não ganha nada com isso, a não ser o IVA quando foi comprada, mas isso... onde é que já vai?», concretizou o ministro.
Ao que se conseguiu apurar, está também a ser estudado um imposto sobre a expressão "dá cá mais cinco", devendo a mesma ser alvo do escalão máximo do IVA. A expressão passará a ser "Dá cá mais 6,15", ou seja, 5 + 23% de IVA.
Sem comentários:
Enviar um comentário