Pessoas que gostam do Humor do Noites

VÍDEOS-IMAGENS-NOTICIAS LOUCAS-ANEDOTAS-QUEDAS-ACIDENTES-MOTAS-CARROS-DOMÉSTICOS-MALUCOS-BÊBADOS-LOIRAS-ALENTEJANOS-MÉDICOS. ACTUALIZADO DIÁRIAMENTE.

quinta-feira

As Mamonas Assassinas 15 anos depois

Sete meses. Foi quanto durou a carreira de Dinho, Bento Hinoto, Júlio Rasec, Samuel Reoli e Sérgio Reoli à frente dos Mamonas Assassinas. A 2 de Março de 1996, quando regressavam de Brasília, onde tinham dado um concerto, os membros da banda brasileira sucumbiram à queda do avião fretado horas antes. Estavam a 10 km de Guarulhos, no estado de São Paulo, cidade de onde eram naturais e onde actuaram pela primeira vez, ainda se chamavam Utopia. Nenhum deles resistiu ao choque do aparelho contra a Serra da Cantareira. No dia seguinte deveriam embarcar para Lisboa, a convite de Roberto Leal, cujo Vira-Vira lhes serviu de inspiração. Nunca chegaram a actuar fora do Brasil. Mas a carreira da banda não cessou com a morte dos seus cinco membros.
Click para ver a continuação deste post

Há 15 anos, Mamonas Assassinas, único álbum da curta carreira da banda, tinha vendido dois milhões de exemplares. O sucesso doméstico antecedeu a morte: quando morreram, vendiam 50 mil cópias por dia, eram os artistas mais bem pagos no país, davam oito concertos por semana e apareciam em tudo o que eram programas de televisão. Hoje, o álbum ocupa, com mais de 2 milhões e meio de cópias vendidas, o número 10 do top dos discos nacionais mais vendidos no Brasil.


Mas há mais: desde o funeral dos membros da banda, que juntou mais de 65 mil fãs no polidesportivo Paschoal Thomeo, em Guarulhos, foram editados outros dois álbuns, ambos recordistas de vendas. "Atenção, creuzebec: a baixaria continua" é uma colectânea com temas inéditos e foi lançado em 1998. Em 2006 saiu o CD ao vivo.


De resto, para aproveitar a massa de fãs que alimentava (e alimenta ainda) clubes de fãs e inúmeras bandas de covers (os Somrisal dizem-se a banda cover oficial, mas há mais quem reclame o título), foram lançados álbuns de cromos, com as fotos de Dinho e companhia, DVD de karaoke e vídeos, muitos vídeos.


Mamonas Pra Sempre é apenas um deles. Pronto desde 2009, ano em que foi exibido na Mostra de Cinema de São Paulo, o documentário tem estreia marcada para 27 de Maio. Já a longa-metragem sobre a banda, Mamonas, De Muvi, ainda não tem lançamento previsto.


Não são os únicos filmes dedicados à banda, cujo Robocop Gay fez parte da banda sonora da novela Caminhos do Coração, exibida pela Rede Record em 2007. Show ao Vivo foi lançado em DVD em 2003 e MTV na Estrada em 2004. Por Toda a Minha Vida - Mamonas Assassinas foi editado cinco anos mais tarde, meses depois de ser emitido pela Rede Globo e de ter sido líder de audiências (tanto que, menos de um ano depois, a emissora repôs o documentário).


Homenageados com um minuto de silêncio no Maracanã em Março de 1996, antes do jogo entre Flamengo e Bota-Fogo, os Mamonas Assassinas ainda hoje detêm o recorde brasileiro de vendas num só dia; aliás em meio: 25 mil exemplares em 12 horas.

1 comentário:

  1. Eram muito curtidos, que pena os mamonas terem sido por ironia do destino assassinados.

    ResponderEliminar